terça-feira, 11 de março de 2008

Plágio é crime?




Segundo o dicionário Larousse Cultural, plágio significa copiar, imitar obras de terceiros, apresentando-as como se fossem de sua própria autoria.

Muitos alunos se utilizam dessa prática em virtude da falta de tempo, de insegurança e até mesmo da falta de conhecimento. O plágio possibilita resultados rápidos sem muito esforço de pesquisa e reflexão. Entretanto, não é uma prática conveniente e ética.

Não pense que o seu professor não irá perceber uma cópia realizada. Os professores percebem claramente quando o trabalho possui uma redação muito superior à redação cotidiana do aluno.

Quando você for utilizar parte de uma obra intelectual, no momento de elaboração de seus trabalhos acadêmicos, utilize as citações bibliográficas, de acordo com as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Somente incluindo os créditos ao autor da obra é que você poderá evitar a acusação de plágio.

Para os juristas, o plágio é uma violação ao direito autoral e pode ser qualificado como crime. Além disso, é considerado antiético e não é aceito no meio acadêmico. Quando o plágio é detectado, principalmente em monografias, dissertações e teses, o aluno é reprovado.

Por isso, não caia nessa! Fique esperto e se esforce um pouco! A recompensa é certa!



Nenhum comentário: