domingo, 24 de fevereiro de 2008

TCC ou MONOGRAFIA? Você sabe a diferença?


Nos últimos períodos da graduação ou pós-graduação, os alunos devem apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC para receberem seu diploma ou o título esperado.

Isso é o que ocorre na maioria dos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior.


Além disso, o TCC deve ser defendido perante uma banca de professores que, antecipadamente, analisa o trabalho escrito pelo aluno.


Nas graduações, mestrados e doutorados essa é uma regra geral. Entretanto, a apresentação em banca pode ser dispensada nos cursos de especialização.


Normalmente, os alunos acreditam que para finalizar seu curso, eles devem apresentar uma monografia. Dessa forma, acreditam que o TCC é uma monografia.


Não é bem assim. Vamos esclarecer essa dúvida.


TCC é uma pesquisa de campo em que o aluno deverá desenvolver um tema específico de modo a demonstrar o conhecimento científico adquirido ao longo de seu curso. O TCC é utilizado ao final dos cursos de graduação ou de pós-graduação.


O TCC pode ser apresentado em várias modalidades, como a monografia, o artigo científico, a dissertação, a tese, um projeto de pesquisa, uma peça publicitária, um plano de negócios ou de marketing, enfim, existem vários tipos de trabalhos que são considerados para se concluir um curso de nível superior.


O TCC é um processo demorado e exige bastante dedicação. Por isso, não deixe para a última hora. Comece já sua pesquisa!


Nenhum comentário: